Cuidados básicos

CUIDADOS BÁSICOS COM O BEBÊ

Cuidados básicos com o recém-nascido ajudam a preservar sua saúde. Vários aspectos ligados ao bem-estar da criança devem ser observados pelos pais desde a higiene até o período de sono.

HIGIENE

QUE CUIDADOS DE HIGIENE DEVO TER?

O primeiro cuidado em relação à higiene de seu bebê se refere a quem cuida dele. Lave as suas mãos sempre antes de manusear seu filho, principalmente se estiver vindo da rua e após utilizar o banheiro ou a cozinha.

O BANHO

COM QUE FREQUÊNCIA DEVO DAR BANHO NO MEU BEBÊ?

O banho deverá ser dado uma vez por dia no horário mais conveniente para você, de preferência na parte da manhã.

COISAS PARA LEMBRAR QUANDO FOR DAR BANHO NO BEBÊ

1. Pense no ambiente do banho: O lugar de escolha deverá ser limpo, iluminado e livre de corrente de ar (ar condicionado e ventilador desligados e janelas e portas fechadas). O ideal, é reunir neste mesmo ambiente, a banheira e o trocador.

2. Organize todo o material que será necessário:

  • Lave a banheira com água e sabão antes e após o banho (atenção: separe uma esponja para lavar somente a banheira).
  • Coloque cerca de 10 cm de água morna da torneira (Entre 36ºC a 37°C) na banheira.
  • Separe todo o material que será utilizado no banho:

– Toalha fralda e felpuda;
– Roupas confortáveis;
– Sabonete líquido glicerinado;
– Álcool a 70%;
– Gaze;
– Algodão ou lenço umedecido;
– Cotonetes;
– Fralda descartável

Passo a passo:

– Embrulhe seu bebê, apenas de fralda, na toalha felpuda;
– Inicie o banho pelo rosto, lavando-o apenas com água;
– Depois lave o couro cabeludo utilizando apenas uma pequena quantidade de sabonete;
– Seque toda área utilizando a toalha fralda;
– Apoie seu bebê no trocador;
– Desembrulhe-o e realize a troca de fralda, que poderá ser feita com algodão embebido em água ou lenço umedecido;
– Coloque-o sentado dentro da banheira, apoiado pelo seu antebraço, segurando pela axila;
– Lave toda a parte da frente, iniciando pelo pescoço, passando pelo coto umbilical, genitália e membros inferiores;
– Vire-o de costas e lave todo o seu dorso;
– Retire-o da banheira, apoie no trocador, embrulhe-o na toalha felpuda e seque-o utilizando a toalha fralda, de forma que retire toda a umidade das áreas com dobras;
– Adapte a fralda, utilizando a pomada preventiva de assaduras;
– Limpe o coto umbilical com álcool a 70% conforme orientações;
– Coloque a roupa do bebê;
– Com o cotonete seque as áreas atrás das orelhas;
– E realize a higiene nasal conforme orientações do pediatra.
– O uso de óleos, loções, perfumes, lavandas e talcos não são recomendados. Nunca deixe seu bebê sozinho para pedir alguma coisa, pegar algum objeto ou atender um telefone.

CUIDADOS BÁSICOS COM O UMBIGO

O coto umbilical é o que restou do cordão umbilical após o nascimento. É uma estrutura que não tem função após o parto e que deve ressecar e cair. Para ajudar no processo de mumificação e para evitar a ocorrência de infecções, o principal cuidado é higienizar a região com álcool a 70% (álcool etílico hidratado 70° INPM).

Você deve passar o álcool, pingando ou com gaze ou cotonete a cada troca de fraldas e após o banho. Este cuidado deve ser realizado diariamente até que ocorra a queda e mantido, até a cicatrização completa. A queda do coto umbilical ocorre por volta de 7 a 14 dias de vida.

COMO LIMPAR O NARIZ DO MEU BEBÊ?

É comum a presença de secreção nasal nos recém-nascidos, o que pode atrapalhar no momento da amamentação. Limpar as narinas com um pano de algodão macio ajudará a remover o excesso de secreção externa. Você pode utilizar a medida de ½ conta-gotas de soro fisiológico em cada narina para fluidificar a secreção nasal.

VACINAÇÃO

A Perinatal ministra vacina Hepatite em suas dependências, o que é cobrado e pode não estar coberto por seu plano de saúde. Caso tenha dúvidas sobre a cobertura entre em contato com o seu plano de saúde. Caso você não tenha interesse em contratar este serviço, basta se dirigir até um posto público de saúde que a mesma vacina será ministrada gratuitamente.

EXAMES DE ROTINA

QUE EXAMES DEVEM SER FEITOS NOS PRIMEIROS DIAS DE VIDA?

Após o nascimento seu bebê pode realizar os seguintes exames:

Teste do pezinho: por meio da coleta em papel filtro de algumas gotas de sangue é possível avaliar precocemente a existência de patologias metabólicas (fenilcetonúria, erros inatos do metabolismo) e endocrinológicas (hipotiroidismo, hiperplasia adrenal congênita) entre outras. O teste do pezinho deve ser realizado após alguns dias de vida conforme a orientação do Pediatra.

Teste da orelhinha: é a avaliação da audição por meio da técnica de emissão otoacústica evocada. É um exame simples, indolor e rápido, que pode ser feito nos primeiros dias de vida, ainda na maternidade ou após a alta.

Teste do reflexo vermelho: é a detecção de alterações no interior dos olhos (catarata congênita), por meio de um exame realizado pelo Pediatra com um aparelho chamado oftalmoscópio. Caso o pediatra suspeite de alguma alteração, o bebê deve ser reavaliado por um oftalmologista.

Teste da linguinha: Consiste na avaliação do frênulo da língua. Caso haja alguma alteração, o pediatra fará o encaminhamento para fonoaudiologia.

SAIR DE CASA E VISITAS

QUANDO EU POSSO SAIR DE CASA COM MEU BEBÊ?

Evite sair de casa para ambientes fechados nos primeiros 2 meses de vida. Quando sair, deve evitar ambientes muito cheios, onde a chance de encontrar pessoas resfriadas ou com outras doenças é maior. Alguns destes lugares são: igrejas, escolas/creches de crianças mais velhas, festas de aniversário de crianças e shopping centers.

Passeios em ambientes abertos como praias, calçadas e jardins podem ser feitos, mas prefira os horários pela manhã e evite períodos longos.

EU DEVO PERMITIR VISITAS NA MINHA CASA?

Quando seu bebê for para casa, muitas pessoas vão querer visitá-lo. Visitas sociais são bem-vindas, mas devem ser curtas e limitadas, para preservar a tranquilidade da mãe e do bebê.

No entanto você deve ter alguns cuidados:

  • Evite que muitas pessoas peguem o bebê no colo. Caso o façam, solicite que lavem as mãos antes do manuseio.
  • Não permita que pessoas resfriadas, com gripes ou qualquer doença infecciosa como catapora, rubéola, diarreia, conjuntivite, herpes e outras visitem o seu bebê.
  • Muitas visitas significam excesso de barulho e isso deve ser evitado. Para melhor controle, você deve limitar o número de pessoas a que o bebê é exposto e também o tempo de duração da visita.
  • Não deixe as pessoas beberem líquidos quentes ou fumar segurando seu bebê.

TEMPERATURA DO AMBIENTE E COMO VESTIR O BEBÊ

COMO DEVO MANTER A TEMPERATURA DA MINHA CASA?

Uma temperatura ambiente que seja confortável para você também será para seu bebê.

COMO EU DEVO VESTIR MEU BEBÊ?

Use seu bom senso na hora de definir que roupa colocar em seu bebê. Um bom parâmetro pode ser o tipo de roupa que você está usando. Lembre que durante a mamada existe troca de calor entre você e o bebê e, portanto, ele deve estar menos agasalhado.

Caso as mãos de seu bebê estejam frias, azuis ou pálidas, você deverá aquecê-las colocando meias, luvas ou mais um cobertor ou peça de roupa. Se o seu bebê parece inquieto e sua pele está vermelha, retire uma peça de roupa, cobertor ou manta.

Quando seu bebê estiver dormindo, acrescente um cobertor ou manta. Se essas medidas não fizeram diferença e seu bebê continuar desconfortável, verifique sua temperatura. Caso esteja anormal, contacte o pediatra.

O SONO

COMO SABER SE MEU BEBÊ ESTÁ DORMINDO O TEMPO CERTO?

Os bebês podem dormir por um longo período inicialmente. Eles devem acordar com certa regularidade para mamar. Somente após a alta, seu bebê desenvolverá uma rotina de sono.

SEU BEBÊ TROCA O DIA PELA NOITE?

Assim que for liberado pelo Pediatra, o estímulo da amamentação durante a noite deverá ser minimizado.

Algumas formas de você fazer isto são:

  • Usar somente luz suave quando for amamentar o bebê;
  • Trocar o bebê antes da mamada;
  • Falar pouco e suavemente no momento em que estiver amamentando.

Digite a sua busca no campo abaixo: